9.22.2013

Esquecidos

Mais um desafio Vamos Fazer Bolachas, e, em mês de regresso às aulas e às rotinas, a nossa querida Manuela propõe-nos um regresso aos tempos de infância. Quais as bolachas e bolinhos que nos fazem regressar a outros tempos? Para mim, são estes Esquecidos, que a minha mãe fazia com uma amêndoa no centro. Os Esquecidos são especiais para mim, porque me lembram os lanches da infância e também por serem tradicionais do Convento de Odivelas, paredes meias com o bairro onde nasci! (sim, sim... eu sou uma menina de Odivelas, eheheh).

Deixo-vos então uma das receitas das minhas memórias... enjoy!


Ingredientes
250g de açúcar
5 ovos
Raspa de 1 limão
300g de farinha

Amêndoas peladas q.b.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata os ovos com o açúcar e a raspa do limão até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha misture tudo muito bem. Com a ajuda de uma colher de sopa, disponha montinhos de massa (separados entre si com algum espaço, porque a massa espalha um pouco), sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Sobre cada montinho coloque uma amêndoa pelada e leve ao forno por cerca de 12m ou até dourarem.

Bom apetite! 


Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos, Farinha, Açúcar; N.º de porções: 25; Prato: Bolachas e bolinhos

8 comentários:

  1. Ficaram perfeitos, tenho que experimentar...
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Maria João,

    são esquecidos mas não te esqueceste de partilhar connosco uma receita da nossa tradição secular. Hoje também tive tempo e ando a fazer bolachas. A ver se sai alguma coisa em condições :)

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Esquecidos ou não, o que importa é que tu não te esquecestes deles!!!
    São daqueles bolinhos que eu gosto de molhar no leite e comer sem parar!!! :)
    Que bons!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos os seus esquecidos«««um beijo:))

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga,

    Penso que nunca os provei... os "esquecidos" mas têm muito bom aspecto ! :)
    Adoro bolinhos e bolachas tradicionais, sempre tão boas !
    Participação fantástica portanto ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mª João,
    fizeste-me recordar a minha mãe :) ela fazia estes bolinhos e eram devorados num instante, acho que nem chegavam a arrefecer :)
    Ficaram lindos e nunca serão "esquecidos"
    Obrigada por partilhares esta receita
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Ia para comentar mas esqueci-me o quê :) pronto tinha de fazer um trocadilho hehehehe.

    Adoro esquecidos e aos anos que não como :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Maria João,
    Que saudades dos esquecidos! E dos tempos em que as coisas simples eram tão especiais. Sabes, eu sempre guardava a amêndoa para o fim para ficar com aquele gostinho. Que bom que trouxeste esta receita. Muito obrigada pela tua participação.
    Bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar