10.12.2013

Garam masala de frango

Adoro caril. Gosto especialmente de garam masala, aquela pasta de caril bem aromática que se encontra pronta nos supermercados. Um destes Domingos, com tempo e vontade de estar na cozinha fiz a minha pasta de garam masala. A quantidade aqui descrita dá para 2 receitas para cerca de 6 pessoas. Podem guardar o que sobra num frasco, com uma colher de óleo por cima, no frigorífico, por cerca de 1 mês ou mesmo, congelar.



Pasta de garam masala
Ingredientes
2 ou 3 folhas de louro
2 colheres de chá de cravinhos
2 colheres de chá de pimenta preta em grão
3 ou 4  sementes de cardamomo
1 pau de canela
Meia colher de sopa de sementes de cominho
3 colheres de sopa de sementes de coentro
2 colheres de chá de açafrão
1 cebola grande picada
1 pedaço de 3cm de raiz de gengibre fresco
4 dentes de alho
2 ou 3 chilis vermelhos
4 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal a gosto
3 dl de tomate em cubos

Confeção
Numa frigideira bem quente, toste um pouco as especiarias, para abrir o aroma e sabor. Triture as especiarias e reserve. Triture a cebola, os dentes de alho, o gengibre e os chilis (se não gostar de muito picante, retire as sementes). Numa frigideira com o óleo, coloque esta pasta molhada e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Adicione o tomate e o sal e deixe cozinhar em lume médio até toda a água evaporar. Por fim, junte as especiarias e cozinhe por mais 1 minuto.

Garam masala de frango
 
Ingredientes

1 chávena de pasta de garam masala
1 frango sem pele, em pedaços
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande ralada
1 lata pequena de tomate pelado em pedaços
300 ml de leite de côco
Coentros picados para servir

Confeção
Numa taça, misture o frango limpo de gorduras e pele com a pasta de garam masala e deixe a marinar pelo menos 2 horas no frigorífico.

Aqueça um tacho com o azeite e junte a cebola, deixe fritar um pouco. Adicione o frango e sele os pedaços de carne. Junte o tomate e deixe ferver, baixe o lume e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Por fim, adicione o leite de côco e deixe ferver por mais 5 minutos. Sirva salpicado com coentros picados. 

Sirva com arroz basmati.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 5-6; Prato: prato principal

14 comentários:

  1. A minha menina dos pózinhos, agora faz as pastas!!! E eu a pensar que ia usar as minhas especiarias novas!!!
    Sabes que noutro dia andava às compras e lembrei-me de ti!!! Comprei umas latinhas lindas de especiarias indias, onde está o Garam Masala!!! E cheiram tao bem!!!
    Agora fiquei aqui a olhar para a receita e senti o mesmo cheirinho!!!
    Começo a entender porque gostas tanto de especiarias!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  2. Adoro usar garam masala, ainda não fiz porque estou a acabar um frasco, mas vou fazer em breve
    Tenho passatempo a decorrer no meu blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-metalurgica.html

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de comida indiana.
    Este "garam masala" parece delicioso. :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta receita, também gosto muito de garam masala! E afinal a pasta não é assim tão difícil como eu pensava.
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto tão delicioso! Deve ser super aromático!
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Durante muito tempo achava que não gostava de caril até começar a fazer em casa, agora volta e meia também sai uma carilzito cá em casa.
    Aspecto delicioso esse caril ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu fiz em pó, e adoro o cheirinho!
    É mesmo bom, adoro estes sabores.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Adoro pratos de caril e tenho a certeza que esse frango ia fazer sucesso cá em casa, está um um aspeto bem delicioso

    Beijokas
    Ver passatempo: http://saboresleveslena.blogspot.pt/2013/10/2-aniversario-do-blog-e-1-passatempo.html

    ResponderEliminar
  9. Mais uma excelente sugestão. Um prato delicioso de certo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Amiga,

    Adoro as cores desse teu prato, que apetite... estes sabores exóticos também me agradam imenso e de facto fazem pratos de sabores bem deliciosos ! :)

    Grande beijinho *

    ResponderEliminar
  11. Hum que pratinho bem delicioso e aromático, adoro mas nunca me atrevi a fazer vou ao supermercado e lá trago o frasco, mas confesso que fiquei curiosa, ficou tetador.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. ADORO Ma João!!!!
    Uma combinaçao explosiva e perfumada e um franguinho com um aspecto de dar água na boca!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar