1.23.2014

Almôndegas de peru com molho de tomate

Apercebi-me, ao passar "revista" às receitas publicadas, que a maioria das refeições cá em casa nascem de pedidos do meu filho... assim, um género de "discos pedidos" irresistível. Ele pede, a mãe faz! O que vale é que o rapaz até tem um paladar diversificado! 
Tinha eu tirado uns bifes de peru quando surge um "O que me apetecia mesmo, era almondegas!". Pronto... bora lá transformar bifes de peru em almondegas! 


Ingredientes 
400g de carne de peru picada
1 fatia de pão
1 ovo
Leite q.b. (para demolhar o pão)
sal e pimenta q.b.
20g de queijo parmesão
1 colher de chá de salsa
Farinha q.b.
1 chávena de leite
1 chávena de molho de tomate (usei esta receita)
1 pitada de canela
Oregãos q.b.
Esparguete cozido para servir 

Confeção
Numa taça, parta o pão em pedaços e cubra com leite. Misture a carne de peru picada, o ovo, o queijo parmesão ralado, a salsa e o pão demolhado, escorrido. Tempere com sal e pimenta. Faça bolinhas, com as mãos molhadas e passe-as por farinha. 
Numa frigideira com um fio de azeite, doure as bolinhas. Acrescente o molho de tomate e, em lume baixo, deixe cozinhar por cerca de 20 min. Vá acrescentando leite ao molho, para engossar e não deixar secar. Retifique o tempero de sal e pimenta, adicione a canela e, no final, os oregãos. Sirva sobre esparguete cozido e com queijo parmesão ralado por cima.

Bom apetite! 

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

12 comentários:

  1. Olá Maria João,

    o que uma mãe não deve fazer pelo seu filho... :)
    Eu gosto imenso de almôndegas e também já as fiz de perú. São deliciosas.
    Estas tuas têm excelente aspecto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante da mistura de ingredientes, que óptima refeição!

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga, ainda bem que satisfizeste o pedido do rebento, pois estas almôndegas estão com aspecto irresistível.
    Beijinhos,
    Li.a

    ResponderEliminar
  4. Engraçado, ao ler a tua história de "discos pedidos" apercebi-me que adoro almondegas mas nunca fiz de peru.... E ficaram irresistiveis.

    Bjnhos

    ResponderEliminar
  5. E que aspecto têm essas almondegas, deu-me uma fome!

    ResponderEliminar
  6. Acho o teu filho muito parecido com o meu, acho que até são da mesmo idade,16 anos feitos em Dezembro.
    O meu filho adora almondegas ,de peru nunca fiz mas ele ia adorar.
    Eu gostei muito
    bj

    ResponderEliminar
  7. Ainda não tenho filhos, mas a "mais que tudo" pede-me muitas vezes para fazer aquele petisco que gosta mais! :) É tão bom fazermos coisas que os outros gostam :) Belas almôndegas! Aquele parmesão por cima, fica, como direi.... super bom! :)

    ResponderEliminar
  8. E eu fiz almondegas de frango um dia destes :-)
    Não podemos dizer que não aos filhotes né???? ainda por cima quando querem coisas tão boas como essas almondegas
    Beijokas

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da sugestão!
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  10. Penso que um dos nossos maiores prazeres como mães ,é podermos satisfazer os "pedidos" dos nossos filhos e se forem razoáveis e saudáveis, porque não? Esta sugestão,por exemplo, de certeza que mereceu a aprovação de toda a família. As almôndegas estão com ótimo aspeto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. O que uma mãe faz pelo filhos :)
    As almôndegas ficaram com óptimo aspecto!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. O que uma pessoa faz ahah :)
    Eu também gosto de fazer almôndegas, e ficam bem saborosas... Costumam render imenso, faço logo cerca de cinquenta e depois fico a comer almôndegas a semana toda ahah. Até congelo e tudo :) Essas têm muito bom aspeto, acho que da próxima vez que fizer também sou capaz de pôr pão, costumo pôr tostas desfeitas.

    ResponderEliminar