3.07.2014

Bife fatiado com limão e tomilho

Esta receita da Nigella Lawson é super rápida, simples e surpreendentemente deliciosa! Diz a Nigella que o bife, por ser marinado depois de grelhado, fica mais tenro. Uma confeção fora do comum, com um resultado excelente!


Ingredientes

3 bifes de vaca de altura média (usei da vazia)
sal e pimenta q.b.
sumo e raspa de 1/2 limão
1 fio de azeite 
1 colher de sopa de tomilho fresco (só as folhas)
1 dente de alho esmagado 


Confeção

Aqueça o grelhador. Pincele os bifes com óleo e tempere com sal e pimenta e grelhe-os por 3 minutos de um lado e, virando-os, mais 2 minutos do outro lado (a carne vai ficar no ponto que vêm na foto na marinada, por ação do limão e de descansar). Enquanto os bifes cozinham, numa travessa aquecida, misture o azeite, o sumo e a raspa do limão, o alho esmagado e as folhas de tomilho. Coloque os bifes na travessa e deixe marinar uns 5 minutos, cobertos com folha de alumínio, virando-os a meio do tempo.

Retire os bifes para uma tábua e fatie-os. Volte a colocar as fatias na travessa e sirva com o molho.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bifes da vazia; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

15 comentários:

  1. Bom dia Maria João!

    Adoro tomilho. Ficou divinal de certeza. Podia bem ser o meu almoço. ;)

    Bom fim de semana.

    Beijinhos,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  2. Adoro o tomilho para colocar na carne! Estes bifes ficaram saborosos de certeza!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que apetitoso, esse molho então está o máximo!

    ResponderEliminar
  4. Nhamiiii Maria João, que aspeto ótimoooo :)
    Adoro bifes fatiados com tempero à posteriori, tenho várias receitas diferentes, especialmente de bifes na tábua, e faço imensas vezes, são sempre um sucesso :) Vou anotar mais esta para experimentar ;)
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha!
    Ficaram com aspecto que até faz crescer água na boca, ou melhor faz imensa fome!
    Ficou bem sumarento...eu também adoro todo o tipo de carne bem temperada com várias ervas aromáticas!
    Obrigada, mesmo eu não podendo visitar teu cantinho continuas a visitar o meu e a deixares aquilo que nos deixa muito felizes ; os teus lindos comentários!
    Quando tiver o meu Pc irei voltar a comentar e a visitar todos os Blog e Páginas. :)
    Beijinhos e um bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  6. Realmente é um método fora do comum, mas pelo aspeto pelo menos delicioso é! :)

    ResponderEliminar
  7. Eu vi a Nigella a fazer este bife e na altura achei mesmo isso, bem diferente,
    e eu que nem sou muito de bifes fiquei a salivar com o aspecto, adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Uau Maria João que delicia de prato. Receitas da Nigella sempre tem resultados excelentes. Adorei a receita, o prato ficou lindo, suculento e já estou com meu pãozinho na mão para xuxar nesse molhinho hehehe. ótima sugestão. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  9. Até fiquei com água na boca só de ler a receita. Uma maneira bastante invulgar de preparar os bifes e por isso, gostei muito. Devem ficar mesmo bons.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Tem mesmo um aspecto delicioso
    Vou roubar a receita
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  11. E que bem que fica, deve ficar tão bom para molhar o pãozinho, bjokitaas

    ResponderEliminar
  12. Os ingredientes mostram bem o quão saboroso deve ser esse bife!
    Gosto!!!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria.

    realmente é bem diferente esta sugestão da Nigella mas ela tem toda a razão!.
    Mais um pratinho delicioso e saudável com esse molho tentador e perfeito para envolver num arroz, que maravilha, ficaram lindos.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Realmente têm um aspeto delicioso e suculento esses bifinhos mas para mim tinham ser ser mais bem passados que não consigo comer carne crua ;-)
    Beijokas

    ResponderEliminar