4.17.2015

Lingueirão à Bulhão Pato

O tempo voa e, de repente, a semana já chegou ao fim! Avizinham-se uns dias com tempo para estar em família e com amigos e uns petiscos são mesmo a "cara" do fim de semana! Por isso, fiquem com uma sugestão bem tradicional mas sempre deliciosa. E um excelente fim de semana!




Ingredientes
1kg de Lingueirão vivo
4 dentes de alho
1 fio de azeite
Flor de sal, by Necton, q.b.
1 chávena de vinho branco
Sumo de 1/2 limão, mais 1 limão em 4, para servir
1/2 chávena de coentros picados

Confeção
Deixe o lingueirão em água durante umas horas, para largarem a areia. Lave com cuidado (a concha é bem frágil). 
Leve uma frigideira grande ao lume com o azeite. Junte os dentes de alho fatiados e o ligueirão bem escorrido, junte uma pitada de flor de sal e deixe-o abrir, tapado. Junte o vinho e metade dos coentros picados e deixe cozinhar até evaporar um pouco o vinho. Apague o lume, junte os restantes coentros e o sumo de limão e sirva com 1 limão cortado em 4.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lingueirão; N.º de porções: 4; Prato: entrada, petiscos

9 comentários:

  1. Que petisco maravilhoso!

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro e há séculos que não como.
    Esses deixaram com água na boca...que delicia
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Um belo petisco para o fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida dos mariscos que mais gosto.
    Bjks

    ResponderEliminar
  5. "à bulhão pato" é tudo uma delicia! Ficou perfeito :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  6. Nunca provei mas ao ver as tuas fotos fiquei com vontade de comer.

    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/chocos-com-chourica-de-sangue.html

    ResponderEliminar
  7. Cheira-me que isto deve ser um petisco daqueles.... de lamber os dedos e molhar o pãozinho no molho. :) Um pecado, portanto... mas eu gosto de pecar, por isso, tem mesmo a minha cara. :P
    Nunca provei lingueirão à bulhão pato, mas já comi um arroz de lingueirão delicioso, num restaurante no meu Alvor. :)
    Beijinho, amiga e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga, espero que estejas bem ! :)
    Já há um tempo que não faço, nem como lingueirões mas é um petisco que adoramos cá por casa !
    Este teu, na versão "bulhão-pato" já me cheira tão bem por aqui !
    Muito bom mesmo, o aspecto é fantástico !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá! Nunca tinha ouvido falar em lingueirão. Fui pesquisar. Fiquei curiosíssima em relação ao sabor. Que sabe um dia... Achei o prato interessantíssimo. Aprecio alguns frutos do mar e acho que ia gostar desse, com um limãozinho. Hmmmm... Beijinhos!

    ResponderEliminar